Alergia a medicamento

Resolvi escrever esse post devido ao que  me aconteceu essa semana e algumas coisas que aprendi também.

Na terça-feira a Isabelle acordou com dor de garganta, não quis comer nada mas foi pra  escola (semana de provas), me ligaram por volta das 16:00 pra busca-la. Ela chegou e dormiu direto.

Na quarta amanheceu febril, nada alto, ainda sem querer comer e com ânsia de vomito. Resolvi levar ao médico. Chegando lá ela estava com febre de 38.1 e garganta muito infeccionada. A pediatra passou Azitromicina 1 vez ao dia por 5 dias.

A primeira dose dei as 22:00 porque era um horário que tinha certeza dela estar em casa. Ela dormiu bem, acordou melhorzinha, não teve mais febre e comeu um pouco mais. Ontem por volta das 21:00 ela reclamou de coceira na orelha, depois cabeça e depois pernas. Queria passar pomada e quando fui ver ela estava cheia de bolinhas vermelhas, pareciam picadas de formiga, nas costas. Como era somente lá, tirei a roupa dela e troquei roupa de cama e cobertor. Dei hixizine pra amenizar a coceira e fiquei de olho na madrugada. Segui normalmente com o remédio, já  que imaginei que, se fosse alergia ao remédio, não demoraria 23 horas para aparecer.

Hoje de manhã ela acordou, disse que estava melhor e nem sinal de coceira, mas quando fui olhar, não tinha sumido nada nas costas e começou a aparecer na barriga, braços e pescoço. Corri pro médico novamente. Chegando lá ele viu e já disse, na hora, que era alergia ao antibiótico. Perguntou se eu tinha dado algo mais durante o dia, respondi que não. Ele disse então que ia suspender a Azitromicina e que por ele não daria outro, mas como a garganta estava muito infeccionada, se não desse nada ia voltar com força dobrada, então que era melhor dar um que ela já tinha tomado antes.

Primeiro questionei se não era Escarlatina, e ele me disse que não, que escarlatina não era assim (ele é um médico bem serio, direto e de poucas palavras rs). Então questionei se era alergia ao medicamento, o porque apareceu apenas 23  horas depois. Ele me explicou que, por esse remédio ser de doses de 24 horas então era normal demorar para aparecer e também porque, como ela nunca tinha tomado, precisou o organismo fazer o efeito total para a reação aparecer. Me disse também que  se ela tomar novamente, aí sim a reação será instantânea.

Isso pra mim foi um choque pois sempre achei que alergias, no geral, eram imediatas, e como aqui em casa ninguém tem alergia a nada, nem imaginei que pudesse demorar um dia para aparecer.

Agora estou tratando com antialérgico, e vou esperar as 22:00 para entrar com o outro antibiótico, já que até as 22:00 ela ainda esta sob o efeito da Azitromicina e para não sobrecarregar o organismo com mais antibióticos. Agora é tentar amenizar as coceiras que é o que mais esta judiando dela no momento.

E aqui começa-se a lista do “alérgica a algum medicamento?”